quarta-feira, 6 de maio de 2009

A IMPORTÂNCIA DA INFORMÁTICA NA PSICOPEDAGOGIA.




Sabe-se que o computador é um grande avanço tecnológico e, é um grande recurso educacional, capaz de auxiliar nas possíveis “dificuldades de aprendizagem’’ podendo assim, auxiliar o professor em sua prática pedagógica. Muitas vazes,nos educadores ficamos preocupados com o que ele oferece para prender a atenção do aluno,mas é possível sim,trabalhar dentro do processo ensino aprendizagem com conhecimentos adequados auxiliando as possíveis dificuldades surgidas,solucionando assim algumas dificuldades no próprio ambiente escolar.
Nos dias atuais ,a tecnologia está cada vez mais envolvida com o processo aprendizagem,mas infelizmente na sociedade a qual vivemos ,muitos ainda não compreendem como tal tecnologia poderá trazer uma qualidade ao processo de aprendizagem, pois para muitos a aprendizagem se dá dentro de uma sala de aula apenas usando materiais didáticos tradicionais como:lápis caderno,borracha,livros etc.
Vários avanços e recursos tecnológicos são usados e aceitos pela sociedade em várias áreas, mas quando se trata do computador no ensino e aprendizagem, muitos ainda não conseguem ver os benefícios trazidos para a área educacional.
O computador é mais uma ferramenta para ajudar o educador em sua pratica pedagógica,portanto não deve ser usado como único recurso,mais sim como um complemento a mais; pois na aprendizagem algumas vezes precisamos usar o concreto para que haja manipulação,onde o sujeito aprendente tenha contato direto com o objeto para que fortaleça assim o processo havendo a aprendizagem.
TIKHOMIROW, ressalta que o computador deve ser visto como instrumento de aprendizagem,sendo o mediador entre nosso pensamento e as ações ,através do computador pode-se trabalhar a interdisciplinaridade de várias formas pois, ele nos proporciona estar sempre desenvolvendo projetos e variações de atividades lúdicas.
O computador torna-se facilitador, pois de maneira geral atraí as atenções das crianças, que nem percebem estar no processo de aprendizagem.
Segundo VYGOTSKY (1982) a atividade criadora é uma manifestação exclusiva do ser humano; pois só ele tem a capacidade de criar algo novo a partir do que já existe.
Partindo de uma situação real ele poderá criar novas situações,o fato dele não estar acomodado na atual situação presente ,ele sempre buscará equilíbrio para o novo,havendo assim a oportunidade para desenvolver esta ação criadora e este,é o papel do computador,ser auxiliador no desenvolvimento de atividades que ajudam na ordenação e coordenação de idéias e manifestações intelectuais.
Na escola onde atuo, existe uma parceria com o laboratório educativo de informática onde uma vez por semana a turma a qual trabalho tem a a oportunidade de estar reforçando através de softwares educacionais o que trabalhamos no concreto,e com isto tendo já vivenciado,acabam pondo em prática através de joguinhos virtuais, e de uma nova maneira acabam refletindo e tendo a capacidade de decisão, com isso desenvolvendo a aprendizagem ativa,controladora pela própria criança ,permitindo assim representar idéias,comparar resultados refletir sobre sua ação e assim tomar decisões.
O disciplo de Piaget, "Seymour Papert" entusiasmado com o construtivismo passou a aprofundar sua pesquisa nas estruturas intelectuais, segundo ele; motivamos-nos a aprender o novo quando se tem a ligação com um conhecimento significativo para nós, o jogo, por exemplo, gera interesse e prazer, auxiliando ao mesmo tempo a aquisição do auto conhecimento, ensinando assim a criança lidar com símbolos, entender e lidar com as regras, trabalhando também a formação de conceitos e de significados, estimulando a curiosidade e a investigação por meio de diferentes modos de representação. Cabe ressaltar que a presença do professor é fundamental para que o processo ensino-aprendizagem ocorra, pois ele será o mediador e estimulador deste processo, pois sem o auxílio do professor nenhum software promove aprendizagem e sim ,apenas a articulação do pensamento.
A informática quando utilizada num enfoque pedagógico, é um instrumento muito importante para facilitar a construção das funções; percepção, cognição emoção, possibilitando assim o desenvolvimento do aprendiz unindo (CORPO, MENTE, EMOÇÃO) estimulando também as funções neuro psicomotoras, que envolve vários aspectos como: discriminação e memória auditiva e visual, memória seqüencial coordenação motora ativação dos dois hemisférios cerebrais entre outros.
Por isto pode-se perceber que o computador não pode deixar de estar incerido num contexto desafiador,pois se não ,não proverá mudanças nem crescimento,além disso ,o computador exerce um grande interesse em crianças e jovens.Frente ao computador a criança relaxa e esquece que aquele também é um processo de “ ensinagem”sendo que ele adiquirirá uma compreensão do significado e da utilidade que faz,pois ele é o agente criador e transformador do seu conhecimento.

Um comentário:

  1. Olá Rosy, seu texto ficou ótimo, percebe-se que vê na informática uma aliada para a aprendizagem. Teu blog ficou muito interessante. Ótima construção!
    Um abraço,
    Profª. Elisângela Ribas

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